Série: Identificando as Espécies

identificando espécies plantas

Características do Conteúdo

Detalhes do Conteúdo

Esta série tem o objetivo de complementar o estudo taxonômico de todos(as) aqueles que: a) já participaram do curso presencial da Brasil Bioma em Taxonomia de Campo na base de campo em Juquitiba, SP, b) estão participando do curso on-line “O Segredo da Identificação de Plantas”, ou c) estão inscritos no canal Brasil Bioma do Youtube e acompanham o nosso trabalho pela internet. É nessa série de vídeos que iremos dar um passo adiante em oferecer a você um conteúdo altamente relevante que certamente você não encontrará com facilidade na internet.

Nestes cursos e canais, o participante já pode constatar qual a “filosofia” que o botânico Rodrigo Polisel utiliza para reconhecer as plantas no campo: partindo do “macro” para o “micro”. Ou seja, primeiro reconhece a família botânica (o grupo ao qual o registro pertence) para aí buscar qual o nome científico do exemplar. Em muitos casos, a Chave de Identificação, que o participante adquire ao participar dos nossos cursos, já sugere possíveis gêneros ao exemplar em destaque, o que facilita ainda mais o processo de identificação. Sua vantagem, inclusive, é incluir várias fitofisionomias de vegetação do Brasil, sendo portanto um material de amplo potencial de utilização no território nacional.

Caso você ainda não tenha participado do nosso curso presencial e nem possui o acesso ao nosso curso on-line, mas já possui conhecimentos em taxonomia de campo, penso que irá aproveitar bastante os conteúdos que irei vincular aqui também.

Trata-se, portanto, de um conteúdo refinado. Desejamos que você não apenas leia estas informações, como também complemente com a sua experiência de campo. Participe dos fóruns e grupos de discussão sobre “Identificação de Plantas” no eFlora. No primeiro post, eu falarei um pouco de algumas ferramentas que estamos disponibilizando a você no ambiente do Portal para que possa tirar o máximo de proveito delas. A maneira mais apropriada de adquirir conhecimento é compartilhando informações. Essa sempre foi a nossa missão. Pretendemos desvendar muitos “segredos botânicos” nesta série e desejamos que você participe conosco e nos ajude nessa empreitada.

Vamos lá?

Informação do curso

Informação de Autor

Rodrigo PoliselRodrigo Polisel

Acesso Imediato

DISPONÍVEL PARA ASSINANTES

Mais Conteúdos deste Professor


O que os outros disseram (deixe sua avaliação)