Série: Viajando com a Fitogeografia

Fitogeografia

Características do Conteúdo

Detalhes do Conteúdo

Esta seção pretende transformar a maneira como você observa e analisa as paisagens do Brasil. O que você acha de analisarmos a vegetação que nos surge diante de nossos olhos não só através de slides em aulas teóricas ou em livros textos, mas sim olhando diretamente para ela?

Aproveitamos para dizer que nem todas as filmagens feitas ao longo do percurso são perfeitas. As estradas que percorremos possuem buracos, desníveis e depressões. Isso atrapalha bastante a qualidade da filmagem. Por isso, os vídeos in loco serão apenas a complementação do post que irá descrever o que você observa no vídeo.

Há muitos locais em que paisagens belíssimas e super elucidativas aparecem, mas infelizmente não nos é permitido parar para gravar. Faremos da melhor maneira possível para que você se aproprie deste conteúdo, seja através da observação da paisagem, do entendimento do que temos na natureza através da compreensão do texto e através de figuras e tabelas complementares ao longo do artigo multimídia.

Você sabe reconhecer os domínios de vegetação do Brasil? Sabe quando “termina” um e “começa” o outro? Você acha fácil classificar fitofisionomias de vegetação? Quem necessita responder a essas perguntas diariamente em seu trabalho de campo sabe que a Natureza não é uma Ciência Exata!

Embora existam padrões fitogeográficos, como os que iremos discutir a seguir, há inúmeros processos antrópicos e naturais atuando em conjunto sobre o Meio Ambiente que dificultam sua descrição e delimitação.

Queremos também saber a sua opinião sobre cada artigo de cada trecho percorrido. Utilize o nosso grupo “Classificação da Vegetação para Fins de Licenciamento Ambiental” para colocar suas dúvidas, sugestões de novos traçados e possíveis erros ao longo de minhas falas e texto.

Quero aproveitar este espaço, inclusive, para convidar você a me ajudar a organizar aí na sua região um encontro sobre “Identificação de Plantas”. Você não acha interessante a ideia de estreitarmos ainda mais os laços entre os assinantes do portal? Se você tem uma pousada ou tem o contato de uma, conhece uma área interessante para coleta, consegue me ajudar na organização e logística do encontro, coloque no fórum correspondente as suas ideias. Quem é assinante do portal terá vantagens exclusivas para participar dessa iniciativa pagando valores de custo.

Curta esta seção e “BOA VIAGEM”!

Informação do curso

Informação de Autor

Rodrigo PoliselRodrigo Polisel

Acesso Imediato

DISPONÍVEL PARA ASSINANTES

Mais Conteúdos deste Professor


O que os outros disseram (deixe sua avaliação)